ReaDrops #2 | Março de 2025

Março foi um mês de pouquíssimas leituras – culpa de This is us e de Bobbie Goods (mas estou muito feliz com meus vícios/hobbies, hahaha!). E também não posso dizer que foi exatamente produtivo, já que um dos livros que li não foi uma leitura tão prazerosa, ainda que tenha valido a pena. Mas, colocando à prova todo o meu processo de ressignificação da relação com os livros, que já vem desde 2021, estou tranquila com essa situação!

Estaria mentindo se dissesse que ter lido tão pouco não gera certa ansiedade, ainda mais pelo fato de ler ser também o meu trabalho. No entanto, acredito estar lidando bem com isso e aproveitando o tempo em que estaria lendo para cultivar outros hábitos que também me fazem bem! E é isso que importa, né?

Sem mais delongas, um pouquinho sobre as minhas duas leituras de março:

ANATOMIA DE UMA EXECUÇÃO, Danya Kukafka

Anatomia de uma execução narra as últimas 12h de vida do psicopata e assassino Ansel Packer, além de contar sua trajetória por meio das perspectivas de sua mãe e de suas vítimas. Para não espetacularizar os crimes, Danya Kukafka foca não nos assassinatos e, sim, nas histórias dessas mulheres – o que condiz com a proposta de debater a “estranha obsessão cultural por histórias de crimes reais e uma sociedade que cultua e reproduz essa violência“, como escrito na contracapa.

A premissa do livro é incrível e eu gostei muito das reflexões importantíssimas que ele traz, principalmente em relação à culpabilização da mãe e à invisibilidade das vítimas. No entanto, devo admitir que a leitura foi um tanto cansativa. A perspectiva de Ansel é interessante, mas eu acredito que poderia ter explorado ainda mais o fato de se tratar de um homem no corredor da morte – senti que isso foi realmente o foco apenas no final. Já os capítulos narrados pelas mulheres foram mais envolventes, mas também sinto que faltou um pouco mais de conexão.

Título original: Notes on an execution
Editora: 
Darkside Books
Autora: 
Danya Kukafka
Tradução: 
Maria Carmelita Dias
Publicação original: 
2022

UMA NOITE NA LIVRARIA MORISAKI, Satoshi Yagisawa

Uma noite na livraria Morisaki é a sequência de Meus dias na livraria Morisaki, uma ficção de cura que me conquistou em 2024. Como muitos outros títulos do gênero, o segundo volume da série tem um ritmo lento, que alguns leitores podem considerar enfadonho. Mas eu admito que adoro, pois acho que os livros de cura mostram simplesmente a vida acontecendo e têm a proposta de nos incentivar a desacelerar para olhar com carinho para o tanto que passa despercebido durante nossos dias corridos – coisas que podem parecer insignificantes, mas que, quando somadas, se tornam uma bola de neve. E ainda que seja propositalmente lento e que não conte com grandes acontecimentos, Uma noite na livraria Morisaki também traz momentos mais intensos, que podem gerar reflexões e aprendizados.

Título original: 続・森崎書店の日々
Editora: 
Bertrand Brasil
Autor: 
Satoshi Yagisawa
Tradução: 
Tomoko Gaudioso
Publicação original: 
2011

E vocês, o que leram em março?

Deixe um comentário