Recomendação de leitura: trilogia A Caixa de Gwendy

Todas as manhãs, Gwendy Peterson corre até o topo da Escada Suicida. Certo dia, ela encontra um homem que a presenteia com uma misteriosa caixa de botões. Relutante, a garota aceita o presente e, logo, descobre que a caixa tem superpoderes. Digamos que ela é capaz de proporcionar o que Gwendy quiser, e tudo o que a menina precisa fazer em troca é manter a caixa segura. Mas será tão fácil assim?

Escrito por Richard Chizmar e Stephen King, A Pequena Caixa de Gwendy se passa em Castle Rock e a conhecida atmosfera sombria da cidade fictícia é o ponto de partida perfeito para a história. Ao longo da trama, conhecemos os poderes da caixa junto com a garota, acompanhamos seus dilemas e sentimos seu medo, mas também sua curiosidade. E é impossível não se perguntar: será que eu apertaria esses botões? Gostamos de pensar que não.

Em A Pena Mágica de Gwendy, reencontramos a protagonista aos 37 anos, após inúmeras reviravoltas. No 2º livro, acompanhamos não apenas Gwendy e sua caixa de botões, como também um caso de polícia. Assinada apenas por Chizmar, a sequência da história é fluida e intrigante, mas confesso que senti que algo faltou na trama. Como se ela estivesse sempre à beira do abismo, mas nunca mergulhasse nele – o que King com certeza faria! Ainda assim, Chizmar soube explorar muito bem o Kingverso e não deixou a desejar no fan service.

A Última Missão de Gwendy fechou a série com maestria. Com King de volta à parceria, a trama nos leva a uma estação especial, onde a protagonista pretende realizar sua tarefa derradeira como a detentora da caixa – e, com sorte, salvar o(s) mundo(s). Admito que o livro me conquistou por passear bastante pelo Kingverso, especialmente It e A Torre Negra (sem spoilers, apenas referências). No entanto, depois de acompanhar Gwendy por tantos anos de sua vida, é inevitável não se apegar. E cá entre nós, o desfecho da trama foi bem emocionante!

No fim das contas, a pequena caixa pode ser um objeto fantástico, mas faz alusão a todas as escolhas que fazemos e que, de alguma forma, nos guiam durante toda nossa vida.

Título original: Gwendy’s Button Box, Gwendy’s Magic Feather e Gwendy’s Final Task
Editora: Suma
Autores: Stephen King e Richard Chizmar
Tradução: Regiane Winarski
Publicação original: 2017, 2019 e 2022

Deixe um comentário