Resenha de Antes que o café esfrie – Toshikazu Kawaguchi

Já faz alguns anos que aprendi a viajar no tempo para encontrar a minha mãe. Eu sento em frente ao computador e deixo as palavras fluírem. Em um segundo, estou sentada em frente a ela, na mesa da cozinha, em uma tarde de domingo qualquer.

Conversamos sobre coisas que aconteceram ou que eu gostaria que tivessem acontecido. Conto sobre a minha vida e falo dos meus sentimentos. Reforço que, hoje, aceito tudo o que aconteceu. Digo que, cada vez mais, entendo e respeito o que ela sentiu. Mas explico que nada disso diminui a saudade. E perdoo, a ela e a mim, por tudo que poderia ter sido e não foi.

Então, eu volto ao presente ciente de que as coisas continuam iguais. Eu aqui, ela do “outro lado”. Mas seria errado dizer que “nada mudou”. Porque a cada vez que viajo no tempo, um pedaço dessa eterna ferida se fecha, deixando uma cicatriz, mas parando de sangrar. Sim, a vida continua sem ela e assim será até nos reencontrarmos. Enquanto isso, é nos reencontros que ainda são só desejos que ressignifico sua ausência. Então, como poderia dizer que “nada mudou”?

E acredito que Antes que o café esfrie seja sobre isso. Com 4 histórias que se conectam, o livro de Toshikazu Kawaguchi nos transporta a um café em que é possível viajar no tempo. Mas os viajantes precisam saber que nada do que for feito no passado mudará o presente. A aventura parece perder o propósito, no entanto, é aí que nós, leitores e personagens, nos enganamos…

Com um toque de realismo mágico misturado ao estilo característico da literatura japonesa, o livro não foi exatamente o que eu esperava. Mas ele segue em uma crescente e toda a insipidez do 1º capítulo vai se transformando em intensidade conforme avançamos pelas tramas.

De qualquer maneira, já teria valido a pena pelas reflexões! Pensei muito sobre o que nos faz superar e seguir em frente. Afinal, de nada adianta mudar o presente se não aceitamos o passado. Porque, talvez, seja na verdadeira compreensão que esteja a chave para aprendermos a enfrentar os desafios que o futuro nos traz – e ele inevitavelmente traz.

Título original: コーヒーが冷めないうちに
Editora: Valentina
Autor: Toshikazu Kawaguchi
Tradução: Priscila Catão
Publicação original: 2015

Leitura coletiva de fevereiro do Clube Namanita! Faça parte e tenha benefícios exclusivos! Mais informações aqui!

Deixe um comentário